segunda-feira, 5 de abril de 2010

Adaptação e Desenvolvimento

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei 9.394/96) definiu a Educação Infantil como a primeira etapa da Educação Básica, ou seja, é um direito da criança ter acesso às instituições de ensino, a fim de proporcionar-lhe o desenvolvimento psico-sócio-cognitivo integral. Logo, o Berçário proporciona o primeiro contato entre a criança, a escola e a família. Os primeiros dias não são fáceis, o que requer preparo dos professores e a colaboração da família, para construir uma relação pautada na afetividade, na segurança e, consequentemente, permeada pela tranqüilidade para todos os envolvidos neste processo de adaptação ao contexto institucionalizado. Para facilitar o processo de adaptação dos bebês, o Berçário La Salle Dores recebe-os na própria sala de aula, onde há um ambiente acolhedor, especificamente criado para acolhê-los, com brinquedos e espaços apropriados para esta fase do desenvolvimento humano, que compreende idades entre 1 e 2 anos. É importante para os bebês que os pais deixem claro que o momento da despedida não é um ato de abandono e, que voltarão para buscá-lo, preferencialmente, sempre no mesmo horário, pois a chegada dos pais na hora da busca é um momento de grande alegria, e quando sem demora evita a ansiedade e insegurança no bebê. A participação ativa dos pais nesse processo de adaptação, e após o mesmo, implica num entrosamento e aceitação maior, por parte da criança, ao ambiente do Berçário, pois esta observa e percebe a presença segura e tranqüila dos pais quando em contato com as educadoras, assim como, quando em contato com o próprio ambiente escolar. Este momento é essencial para um bom desenvolvimento emocional do bebê. O chorinho da chegada é comum, e geralmente, após a saída dos pais, deixam de chorar, ficando tranqüilos, interagindo com o ambiente, com as educadoras e com os outros bebês de forma saudável e satisfatória. Para que este momento não seja traumático, é preciso que os pais comecem o período de adaptação aumentando gradualmente o número de horas na escola, de forma tranqüila, até que se estabeleça a rotina. É fundamental a mediação dos pais entre o bebê e as educadoras, com o propósito vital da criação de vínculo afetivo entre as partes, sendo este um dos pontos determinantes do sucesso na adaptação dos bebês. A adaptação nada mais é do que uma construção gradativa por parte do bebê, das educadoras e dos familiares. Cabe às educadoras ter consciência dos sentimentos envolvidos nestas circunstâncias, além de primar pela organização deste processo, refletindo sobre as situações do dia a dia com o propósito de facilitar este período, envolvendo-se e disponibilizando-se afetivamente com/para o bebê, para que assim como os pais, sinta-se bem-vindo ao Berçário La Salle Dores.
Tatiana Spindola Hossein
Bolsista de Pesquisa PIBIC/CNPq/FACED/PUCRS.