quarta-feira, 2 de junho de 2010

É Possível Aprender com Balões?

A exploração do corpo e o espaço leva a criança a se desenvolver. Devemos considerar a ação psicomotora como a precursora do pensamento representativo e do desenvolvimento cognitivo.
Dentro deste contexto a interação da criança sobre os objetos do seu meio é essencial para o desenvolvimento integral.
Partindo desta teoria, foi realizado no berçário, na última terça feira, dia 01 de Junho, uma atividade lúdica com fins cooperativos utilizando-se de balões de cores variadas e tamanhos diferentes.
O objetivo principal da atividade foi criar uma oportunidade para que os bebês experimentassem através do contato com os balões possibilidades variadas de ações motoras, visuais, táteis e auditivas, promovendo junto com a interação coletiva a autonomia, a criatividade e a responsabilidade.
Os pequenos mostraram-se receptivos com o trabalho já que havia uma expectativa de que pudessem se inibir com o estranhamento dos balões.

Fase de movimentos rudimentares (0 aos 2 anos)

Estes movimentos constituem a base sobre a qual se desenvolvem e aperfeiçoam os padrões de movimentos fundamentais. Desenvolvem-se e aperfeiçoam-se três tipos de movimentos:
*Movimentos de estabilidade - movimentos de estabilização, porque a criança adquire cada vez maior
controle da sua musculatura em oposição á força da gravidade.
*Movimentos de locomoção – em que a criança é capaz de explorar o potencial motor do seu corpo ao
mover-se no espaço.
*Movimentos de manipulação – aqui se desenvolve rapidamente a capacidade de estabelecer um contato controlado e preciso com os objetos que a rodeiam.
As crianças têm necessidade de experiências de movimentos coordenados e adequados ao seu desenvolvimento, para enriquecer as capacidades motoras fundamentais.





2 comentários:

Clarita Varella disse...

Parabéns pela iniciativa, divulgação do trabalho e pesquisa em Educação. Clarita Varella

disse...
Este comentário foi removido pelo autor.