terça-feira, 1 de junho de 2010

Escolhendo a escola “certa”


Nos dias atuais pais e mães trabalham fora e se vêem confrontados com a decisão da melhor escola para seus pequenos. Temos escolas das mais diversas ofertas, mas qual é a melhor escola? Muitas vezes é escolhida pela proximidade da residência ou trabalho do pai ou da mãe ou pela indicação de conhecidos ou ainda pela tradição que esta escola brinda. Mas estejamos atentos também para outros aspectos muito importantes, como: estrutura, segurança, perfil dos profissionais, limpeza, alimentação e como não poderia ser esquecido, nos paradigmas que permeiam o currículo. Sim, os primeiros anos da educação infantil, desde o berçário, pode e deve ter seu currículo; pois há muito este espaço deixou de ser apenas o de cuidado.
È fundamental uma visita à escola e entrevista com o professor. Esta deve ser um momento de conhecimento e esclarecimentos mútuos de onde se iniciará uma relação de profunda confiança e parceria.
Sejam quais forem os critérios elencados por cada um de nós, é importante sabermos que a melhor escola é aquela que nos sentimos mais acolhidos, aquela cuja fotografia ilustra a cidadania que almejamos para nossos filhos.


Claudia Mozetic Trotta
Mãe do Felipe e da Luiza
2009 – Berçário
2010 - Maternal

2 comentários:

disse...

Legal esse depoimento. O momento de escolha da escola dos nossos filhos é tão difícil quanto a separação deles. Dicas muito importantes e interessantes.

Tatiana Spíndola disse...

Realmente, este é um momento singular para uma das primeiras rupturas dos bebês com suas famílias, e para que seja um momento mais pleno de alegrias, é fundamental que a família, em primeiro lugar, sinta-se acolhida pela instituição, mas principalmente, pelos educadores que estarão com seus filhos no decorrer dos dias. Obrigada Cláudia, Luciane, Beto e filhos por sentirem-se acolhidos por nós no Berçário do Colégio La Salle Dores, assim como por todos que transitam pela nossa escola. Baita abraço!