terça-feira, 25 de maio de 2010

O Trabalho Psicopedagógico no Berçário

O Colégio La Salle Dores preocupado com o desenvolvimento integral do sujeito cognoscente, oferece os serviços de Psicopedagogia, realizado pela psicopedagoga Vanessa da Silva Rocha de Quadros. Os atendimentos ocorrem semanalmente, onde se fazem atividades com grupos de crianças e adolescentes, visando a otimização no processo de aprendizagem dos educandos, bem como na prevenção de possíveis dificuldades. Tem como objetivo o desenvolvimento das estruturas cognitivas, levando sempre em consideração as quatro dimensões que estão envolvidas no processo de aprendizagem que são: corpo, organismo, desejo e inteligência. Sendo assim, esse trabalho é realizado desde a Educação Infantil, pois acreditamos que o quanto antes começarmos a exercitar as potencialidades do ser humano, mais fácil e prazeroso será desenvolvimento em todas as áreas de sua vida, inclusive no aprender. Nesse sentido, é realizado uma atividade específica com o berçário, adequado aos interesses e possibilidades dessa faixa etária. A primeira infância é uma etapa importantíssima no desenvolvimento da criança, pois é aí que ocorrem as primeiras maturações psicomotoras, afetivas e cognitivas. Conforme Piaget, dos 0 aos 2 anos, situa-se o estágio sensório-motor, onde se verifica uma coordenação sensório motora da ação baseada na evolução da percepção e da motricidade. Tendo em vista as especificidades dos bebês, o trabalho psicopedagógogico é realizado através do “BRINCAR”. Nesse sentido, são propostas diversas atividades estimuladoras e adequadas a faixa etária, que auxiliam no desenvolvimento das crianças. Atividades essas que envolvem diversos tipos de estimulação tais como: auditiva (músicas, sons), viso-motora (manipular objetos), motora (rolar, rastejar, engatinhar,andar e etc) e sensório motora (órgãos dos sentidos, visão, audição e tato). O brincar faz parte do desenvolvimento da criança, ocupando um papel primordial em sua vida, uma vez que a auxilia a entender seu mundo, a expressar-se, organizar-se e principalmente socializar-se. Através da simples ato de “brincar” o sujeito desenvolve a organização das coisas relacionadas ao seu cotidiano, a linguagem e seus significados, as estruturas do pensamento, a criatividade, a concentração, inúmeros aspectos do desenvolvimento e, portanto, da APRENDIZAGEM.


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